COMPARANDO AS OCUPAÇÕES DE ATOR E CHAPISTA DE LANCHONETE




Após o debate sobre as duas ocupações chegamos ao seguinte resultado: Que é necessário à inclusão de novas competências para a ocupação de ator, estas estão presentes para a ocupação do chapista de lanchonete. Sendo elas:


Sugerir melhorias
Demostrar paciência
Contornar situações adversas
Cuidar da aparência e da higiene pessoal
Demostrar capacidade de organização
Ouvir atentamente (saber ouvir)
Demostrar educação


Também concluímos que existem semelhanças entre as duas ocupações pesquisadas, demostradas nas tabelas acima.

8ª CAMINHADA DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS

A caminhada ocorreu no dia 21 de junho, às 8 horas, com concentração no anfiteatro do Centro Cultural Casarão tendo o percurso até a praça da feirinha.
A caminhada contou com as parcerias da Polícia Militar, 4º Grupo de Artilharia Antiaérea, Corpo de Bombeiros e Conselho Municipal Antidrogas.
Os dependentes químicos e parentes encontram auxílio de equipe técnica especializada na SUMAD, com orientação para tratamento.




MATEMÁTICA PELA ARTE

A GARE - TARSILA DO AMARAL

ARTE e MATEMÁTICA - criatividade, beleza, universalidade, simetria, dinamismo, são qualidades que frequentemente usamos quando nos referimos quer à Arte quer à Matemática. Beleza e rigôr são comuns a ambas. A Matemática tem um notável potencial de revelação de estruturas e padrões que nos permitem compreender o mundo que nos rodeia. Desenvolve a capacidade de sonhar! Permite imaginar mundos diferentes, e dá também a possibilidade de comunicar esses sonhos de forma clara e não ambígua. E é justamente esta capacidade de enriquecer o imaginário, de forma estruturada, que tem atraído de novo muitos criadores de Arte e tem influenciado até correntes artísticas. Como a história demonstra, a Matemática evolui muitas vezes por motivações de ordem estética. Como dizia Aristóteles "Os filósofos que afirmam que a Matemática não tem nada a ver com a Estética, estão seguramente errados. A Beleza é de facto o objecto principal do raciocínio e das demonstrações matemáticas", e  Hardy afirmava que "O matemático, tal como o pintor ou o poeta, é um criador de padrões. Um pintor faz padrões com formas e cores, um poeta com palavras e o matemático com ideias. Todos os padrões devem ser belos. As ideias, tal como as cores, as palavras ou os sons, devem ajustar-se de forma perfeita e harmoniosa."

ARTE e MATEMÁTICA - Até à Renascença a oposição entre Arte e Matemática não tinha grande sentido. Basta olhar para o génio universal de Leonardo de Vinci. Hoje a actividade artística reivindica de novo a influência matemática - Klee, Kandinsky, Vasarely, Corbusier, Xenakis, e muitos outros deixaram-se fascinar pela Matemática que exploraram com novas possibilidades ópticas, novos algoritmos de criação, novas geometrias (não euclideanas, fractais, etc) mais recentemente potenciados pelo uso da computação, síntese sonora, e outras potencialidades técnicas.